CRISTO E A IGREJA,
O GRANDE MISTÉRIO.
Através de
todos os escritos do apóstolo Paulo, ele uma e outra vez se refere a um
maravilhoso segredo, que ele designa de forma especial como "o
mistério", ou o "grande mistério". De outros mistérios ele trata
como já temos visto, e consideraremos também depois; mas há um que é
proeminente como tal. Este ocupa muito de seu ministério, e é claramente o
principal elo no diadema da verdade do Cristianismo; apesar disto, por longos séculos, este foi perdido
de vista completamente. De fato, isto foi assim até que novamente foi
publicamente conhecido através dos escritos, pregação, e ensino de um
distinguido ex-clérigo, J.N. Darby, no começo do século 19. Entretanto, esta
série de ministérios não se encontra em um só livro ou sermão, durante todo um
período de 16 séculos. Se alguém dúvida desta declaração, investigue e sonde
como fez este escritor, em certa medida, os comentários dos assim chamados
pais, pré e pós- nicenos; os tratados teológicos dos teólogos; escritores
Romanos Católicos e de todas as formas de pensamento; a literatura da Reforma;
os sermões e exposições dos Puritanos; e as obras teológicas atuais. Quem o
fizer encontrará "o mistério" claramente ausente em todos estes
escritos. De ordenanças exaltadas ao lugar de mistérios, como nos ritos pagãos,
ele encontrará muito; mas quanto ao mistério, que para o apóstolo foi
indizivelmente precioso, encontrará raramente uma referência!
Que uma doutrina tão claramente
revelada nas Escrituras tenha com o tempo perdido quase completamente, só pode
ser explicado pelo judaizar da igreja, e a posterior mescla das coisas terrenas
que obscureceram as celestiais.
Pensando em demonstrar a
verdade do grande mistério, tenho proposto considerar várias passagens nas quais
se faz referência a este, na ordem em que as encontramos na Bíblia. A primeira
passagem está em Rom. 16: 25-27: "E aquele que é poderoso para vos
confirmar segundo meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a
revelação do mistério que foi mantido oculto desde tempos eternos, mas que se
manifestou agora, e pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do
Deus eterno, foi dado a conhecer a todas
as gentes para que obedeçam por fé, ao único e sábio Deus, seja gloria
mediante Jesus Cristo para sempre.
Amém".
Na epístola aos Romanos o
mistério não foi exposto. Devemos, então, ir para a epístola aos Efésios para
conhecê-lo. Todavia, em Romanos ele demonstra qual era sua linha especial de
ensino sem expô-lo. Paulo fala em revelar ou manifestar o mistério que havia
sido mantido em segredo. Agora o mistério nos é dado a conhecer, - não através
do Antigo Testamento -, mas, "através dos escritos proféticos"; Isto
é, o mistério foi dado a conhecer nos escritos proféticos do próprio apóstolo;
ele foi o vaso escolhido a quem foi dado à responsabilidade de revelá-lo
"para a obediência da fé". Agora, se o mistério é para aqueles que
possuem fé para obedece-lo, é certamente de muita importância que cada filho de
Deus seja instruído quanto ao seu verdadeiro caráter.
Antes de seguir adiante,
permita-me esclarecer o principal ponto aqui declarado. O mistério não fez
parte da revelação nas dispensações passadas. Se tivesse sido de outra maneira,
Paulo não poderia ter escrito justamente que este havia "sido mantido
oculto desde o principio do mundo ou dos séculos e gerações". Isto é parte
das boas novas que lhe foi comissionado para publicar, contudo ele não teve
conhecimento dele por meio das escrituras do velho testamento, mas por direta
revelação do Senhor Jesus Cristo na glória.
Em 1ª Cor.2:6-7, depois de
recusar a sabedoria do mundo, ele escreve: "No entanto, falamos sabedoria
entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem dos
príncipes deste século, que perece. Mas falamos a sabedoria de Deus em
mistério, a sabedoria oculta, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa
glória".
Aqui, creio que ele não fala
claramente do mistério da igreja, porém isto implica que algum grande e até
aqui não revelado segredo fazia parte de seu ministério conforme já
estabelecidos no evangelho; então, isto evidentemente inclui o que agora
estamos considerando. A crucificação do Senhor da glória deu lugar para a
declaração deste grande segredo, que nunca antes fora dado a conhecer.
Enquanto o Messias está à destra de Deus Pai, e o povo de Israel é posto de
lado por causa da rejeição do seu Rei, Deus está demonstrando o propósito
oculto de seu coração ao introduzir uma "nova coisa" na terra, o
corpo místico de seu Filho, para ter parte com Ele em todas as glórias nas
quais Ele como Homem ainda deve entrar, quando a linha regular da profecia
novamente for tomada.
É para as epístolas aos Efésios
e Colossenses que devemos voltar-nos para desvendar este mistério. Seu próprio deleite é
declarado em Efes.1:9-10: "dando-nos a conhecer o mistério de sua vontade,
segundo seu beneplácito, o qual havia proposto em si mesmo, de reunir todas as
coisas em Cristo, na dispensação do cumprimento dos tempos, tanto as que estão
nos céus, como as que estão na terra".
Este é o surpreendente
propósito de Deus. O Senhor Jesus foi recusado pelo homem, e isto, em toda indignidade
que a maldade de seu coração podia planejar, ele crucifico o Senhor da glória. Por
causa disto o relógio profético se deteve no Calvário. Nenhum tic tem soado desde
então. Desde o momento que Ele inclinou Sua cabeça e entregou o espírito ao Pai,
todas as glórias do reino predito pelos profetas foram suspensas. Entretanto, Deus
não alterou Seu plano, pelo contrário, agora torna conhecido o fato que quando
tudo for cumprido, o Senhor Jesus não entrará em Sua glória sozinho.
Na administração
da plenitude dos tempos, a última dispensação quando a liberdade da graça for
sucedida pela liberdade da glória, o último Adão não estará só e sim na companhia
daquela que compartilhará com Ele, seu trono e as glórias de seu reino. A Igreja
é essa companhia, a esposa como nos mostra Efé. 5. No Milênio a Igreja terá
parte com Cristo em seu cetro e poder, quando Ele for manifestado como o Cabeça
de todas as cosias, o Primogênito de toda criação.
Quão adequado é que
Aquele que sofreu humildemente seja exaltado gloriosamente! Contudo quão magnifica
é a graça que o leva a dizer de Seus redimidos, "A glória que me deste, Eu
dei-lhes a glória que a mim me deste", Ele merece ricamente Suas honras. Nós
só merecemos juízo e ira eterna. Mas Ele nos tirou de entre Judeus e Gentios,
que se uniram para crucificá-lo, e formar um povo que estará próximo de si, um
povo Seu para sempre e como sendo seu corpo e Esposa.
Isto Paulo desenvolve
no cap.3, "que por revelação me foi manifestado o mistério, conforme anteriormente
vos escrevi brevemente, lendo o mesmo podereis entender qual seja o meu conhecimento do mistério de Cristo, mistério
que em outras gerações não se deu a conhecer aos filhos dos homens, como agora foi
revelado aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito, a saber: que os gentios
são co-herdeiros e membros do mesmo corpo, e co-partícipantés da promessa em
Cristo Jesus por meio do evangelho, do qual fui feito ministro, segundo o dom
da graça de Deus que me foi dado conforme a operação do seu poder. A mim, que
sou o menor, o mais pequeno, de todos os santos, me foi dada esta graça de
anunciar entre os gentios o evangelho das inescrutáveis riquezas de Cristo, e
de aclarar a todos qual seja a dispensação do mistério escondido desde os séculos
em Deus, que criou todas as cosias; para que a multiforme sabedoria de Deus seja
agora dada a conhecer por meio da Igreja aos principados e potestade nos lugares
celestiais" (Efé.3:3-10).
Esta é a mais plena
declaração ou revelação deste precioso e maravilhoso mistério que temos em toda
Bíblia. Isto é tão claro que qualquer pessoa pode sugerir que cada mente espiritual
deveria ver em seguida o que a isto se refere. Mesmo assim os comentarista e
expositores geralmente insistem em dizer que ele significa que na época atual Deus
está estendendo aos Gentios a mesma graça que Ele oferece aos Judeus, de maneira
que os primeiros por aceitar a oferta da sua graça, veem a ser participantes no
reino prometido a Israel.
Mas isto é perder completamente
de vista aquilo de que Paulo foi um vaso escolhido e que a ele se lhe foi
dado conhecer. As bênçãos de Israel são terrenas, e para o tempo futuro. Quando
eles entrarem nelas, o mundo Gentio se inclinará diante do Judeu, e reconhecerá
seu lugar superior. Aqueles que por longo tempo foram cauda das nações virão a
ser cabeça delas. Este é o testemunho universal dos profetas.
O mistério, por outra
parte, é espiritual e pertence ao céu. Havendo tido um intervalo, Ele agora torna
conhecido seu propósito oculto que é tomar de entre Judeus e Gentios um povo
para o céu; e que devem ser um com Cristo na eternidade. Eles foram batizados em
um Espírito em um corpo (1ª Cor.12:13), e unidos pelo mesmo Espírito à Cabeça
nos céus; deste modo indissoluvelmente unidos com Ele. Sua esfera de benção é celestial;
então, durante o tempo atual eles são peregrinos sobre a terra. Quando "a dispensação
da plenitude dos tempos" chegar, todas as promessas de Deus a Israel serão
cumpridas. Eles serão benditos sobre a terra. A Igreja será bendita no céu.
Cristo será o centro de um universo redimido. E sua esposa a companheira e
participante de todas Suas glórias adquiridas.
Este é o mistério;
Glorioso, inconcebível, grande, e transcendentalmente maravilhoso!
Isto é o que a união
do matrimonio sobre a terra mostra. "As mulheres casadas estejam sujeitas
a seus próprios maridos, como ao Senhor; porque o marido é cabeça da mulher, assim
como Cristo é cabeça da Igreja, a qual é seu corpo, e ele é seu Salvador. Assim
que, como a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres casadas estejam a seus maridos em tudo. Maridos, amai
a vossas mulheres, assim como Cristo amou a Igreja, e se entregou a si mesmo
por ela, para santificá-la, havendo-a purificado na lavagem da água pela palavra,
a fim de apresentá-la a si mesmo, uma Igreja gloriosa, que não tem mancha nem
ruga nem coisa semelhante, mas que fosse santa e sem defeito. Assim também os
maridos devem amar a suas mulheres como a seus próprios corpos. O que ama a sua
mulher, a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais aborreceu a sua própria carne,
senão que a sustenta e cuida, como também Cristo à Igreja, porque somos membros
do seu corpo, da sua carne e de seus ossos. Por isto deixará o homem a seu Pai e
a sua mãe, e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne. Grande é este
mistério; mas eu digo isto a respeito de Cristo e da Igreja" (Efé.5:22-32).
É precioso ver que em
cada lar cristão feliz, onde o marido e a esposa vivem juntos conforme este conhecimento
é um formoso quadro deste mistério, que agora não é mais oculto, mas plenamente
manifestado.
Quando recorremos à
epístola aos Colossenses, encontramos o mesmo e bendito principio introduzido. Depois
de mostrar-nos a dupla forma na qual o Senhor Jesus é o Cabeça (cap.1:15-19). E
o duplo aspecto da reconciliação demonstrada (presente para o individuo, futuro
para "todas as cosias" v.23-29). Como está em Efésios, assim também aqui;
ele é ministro do evangelho e da Igreja; ele escreve: "Agora me regozijo
no que padeço por vós, e cumpro em minha carne o que falta das aflições de
Cristo a favor do seu corpo, que é a Igreja; da qual fui feito ministro, segundo
a administração de Deus que me foi dada para convosco, para que anuncie completamente
a palavra de Deus, o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e
gerações, e que agora foi manifestado aos seus santos, a quem Deus quis dar a conhecer
as riquezas da glória deste mistério entre os gentios; Que é Cristo em vós, a esperança
de glória, a quem anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem,
em toda sabedoria, a fim de apresentar todo homem perfeito em Cristo Jesus; e para isto também trabalho, lutando segundo o
poder dEle, o qual atua poderosamente em mim" (Col.1:24-29). Estes, com os
primeiros versículos do cap.2, concluem o testemunho quanto a este surpreendente
mistério, no que concerne o uso da palavra; mas cada fervoroso estudante deve
observar, uma vez que seus olhos sejam abertos para isto, por que isto forma
parte do grande grupo de instrução deixada para nossa edificação pelo apóstolo
dos Gentios.
Ele insiste, especialmente aqui, que o mistério é a grande verdade
que completa a Palavra de Deus. Esta é a pedra superior do ensino da Escritura,
como a cruz é o fundamento do evangelho. Cristo está agora trabalhando entre os
Gentios, enquanto permanece recusado por Israel. Isto não é contemplado no Antigo
Testamento. Que as nações seriam levadas a reconhecer seu governo através de Israel,
é ensinado claramente ali; mas que Ele estivesse fazendo uma obra entre eles, enquanto
o Judeu era posto de lado, era um segredo mantido oculto em Deus. Compreender isto
é entrar na verdade da dispensação atual. Portanto o servo do Senhor trabalhava
com todo esmero, para que aqueles que foram salvos pudessem ser ensinados com
tudo aquilo que fosse de suma importância para eles.
Então ele diz:
"Porque quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão
em Laodicéia, e por todos os que nunca viram o meu rosto; para que sejam
consolados os seus corações, unidos em amor, até alcançar todas as riquezas do
pleno entendimento, a fim de conhecer o mistério de Deus o Pai, e de Cristo, em
quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento"
(Col.2: 1-3).
O mistério de Deus é
Cristo; Cristo misticamente, Cabeça e corpo. Como Homem Ele assenta no trono de
Deus, e Ele é Cabeça da Igreja. Seus membros sobre a terra são aqueles
redimidos por Seu sangue e batizados pelo Espírito Santo em um corpo. Deste
modo este grande segredo tem duas partes; uma relacionada com a Cabeça; a outra,
com o corpo.
Era impensável para
as gerações passadas que um Homem pudesse assentar-se sobre o trono do
universo. Era também inconcebível para um Judeu que a parede intermediária pudesse
ser derribada e os salvos de ambos os povos fossem feitos um novo e só homem. Todavia,
Deus tornou possível o que era impossível para todos os que foram salvo por Ele. Que possamos adentrar mais
plenamente naquilo que é precioso ao Seu grande coração de amor!
H.A. IRONSIDE
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