sexta-feira, 12 de setembro de 2014

As 5 Ofertas


 

 

As Cinco Ofertas

Lev. 1 a 7.
Breve Resumo:

         Estas cinco ofertas nos apresentam  certos tipos e figuras da Pessoa e da obra do Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29). As mesmas nos oferecem de maneira didática um panorama completo do Senhor Jesus e seu sacrifício na cruz do Calvário. São como espelhos ao redor do Senhor Jesus e de sua cruz, de maneira que cada um reflete um ponto de vista particular de sua Pessoa e de sua maravilhosa obra.
1. O Holocausto.
            Esta oferta é uma figura de um dos mais elevados aspectos da obra do Senhor Jesus, na qual Ele é visto oferecendo-se a si mesmo inteiramente a Deus, indo até a morte a fim de cumprir a vontade de seu Deus e Pai. A oferta era queimada totalmente sobre o altar, exceto a pele do animal. O perfume que exalava da mesma era para Deus um aroma agradável e suave. O holocausto e uma figura do Senhor Jesus entregando-se a si mesmo como “um sacrifício a Deus em aroma suave” (Efe. 5:2).
No holocausto não contemplamos ao Senhor Jesus levando nossos pecados, mas cumprindo a vontade do Pai, glorificando-o e vindicando a santidade e majestade do seu trono. Este tema surge de maneira proeminente no evangelho de João e no Salmo 40.
2. A oferta de Manjares.
Esta nos fala do Senhor Jesus como o homem perfeito e impecável. Nela vemos sua preciosa Pessoa e sua vida santa, sem mancha, que sempre foi uma grata fragrância para Deus Pai. Nesta oferta não há derramamento de sangue, porque a mesma nos fala das perfeições da vida do Senhor Jesus e não da sua morte. A flor de farinha tipifica sua humanidade impecável e suas sobressalentes qualidades morais. O azeite fala da graça e do poder do Espírito Santo, que sempre caracterizou a vida do Senhor Jesus. O incenso é o emblema da suave fragrância que exalava da sua Pessoa em cada passo da sua vida.
3. A oferta Pacífica.
A oferta Pacífica era também de aroma agradável para Deus. O sangue, a gordura, os rins da vitima eram postos sobre o altar como “alimento da oferta queimada ao Senhor” (Lev. 3:11), esta era a parte do Senhor. O peito e a costela direita eram para Arão e seus filhos, que serviam como sacerdotes, esta era, pois, a parte do homem. Desta maneira, Deus e os homens se alimentavam da mesma oferta, a qual nos fala de comunhão. A comunhão que os crentes em Cristo gozam com Deus  pelas virtudes  da obra do Senhor Jesus Cristo na cruz e seu sangue derramado por nossos pecados. Em virtude da dita obra, temos paz com Deus e podemos nos alimentar do Senhor Jesus na plena comunhão com o Pai. O evangelho de Lucas e o Salmo  85 nos apresentam este tema de maneira especial.
4. A oferta pelo pecado.
Agora devemos considerar uma oferta que não era de aroma agradável. O que caracterizava a oferta pelo pecado era o fato do bezerro ser queimado inteiramente fora do acampamento, logo após  ser oferecido a Deus, sobre o altar, o sangue e a gordura. É uma clara figura do Senhor Jesus sendo feito pecado por nós (2ª Cor. 5:21), suportando o juízo e a ira  de Deus como nosso substituto. O ato de o bezerro ser queimado inteiramente fora do acampamento nos fala da santidade de Deus  e do horror do pecado diante de seus olhos. Além disto, nos faz pensar no Senhor Jesus Cristo, desamparado por Deus, quando carregou nossos pecados, tal como é apresentado no Salmo 22 e no evangelho de Marcos.
5. A oferta pela culpa.
Aqui o pecado é visto como uma transgressão contra o governo de Deus. Portanto, aquele que sofreu dano deveria ser recompensado pelo dano recebido acrescido de uma quinta parte. Por meio do sangue da oferta era feita expiação e o transgressor podia ser perdoado. Esta oferta apresenta o Senhor Jesus Cristo como aquele que morreu por nossos pecados e transgressões, pagando o preço daquilo que Ele não furtou (Sal. 69). E ele não só respondeu por nossos pecados diante de Deus, pagando nossa divida por meio do seu precioso sangue, mas, também, acrescentou a quinta parte, digo, glorificou a Deus e trouxe mais bênçãos para o homem, além daquelas que tinha antes da queda de Adão. Isto é o que o pecador contempla primeiro na cruz de Cristo. O Salmo 69 e o evangelho de Mateus apresentam estes aspectos da oferta do Senhor.
R.K. Campbell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em Cristo Deus foi revelado e o pecado dos crentes removido

 Em Cristo Deus foi revelado e o pecado dos crentes removido. "Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, es...