A CARNE POSTA
A PROVA
Lições da história de Saul: a carne
que procura cumprir a obra de Deus
A história da primeira parte do
reinado de Saul, tal como nos é relatada nos capítulos 9 a 15 do primeiro Livro
de Samuel, tem muitas instruções para nós os crentes. Seria um grande erro pensar
que ela não nos diz respeito, porque Saul é um réprobo, cujo fim foi
particularmente triste, já que é um dos cinco suicidas de quem fala o santo Livro
(1ª Samuel 31:4, 5: 2ª de Samuel. 17:23; 1 Reis 16:18: Mateus 27:5). Primeiro
“toda Escritura é
inspirada por Deus, e útil para ensinar, para convencer, para corrigir, para
instruir na justiça, com o fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente
habilitado para toda boa obra”(2ª Timóteo 3:16-17). Observemos, pois,
que a história de Saul nos mostra a carne, não destinada a opor-se por todos os
meios à obra de Deus, mas procurando por todos os meios cumpri-la; assim compreenderemos
melhor que devemos receber instrução a este respeito, nós os que não estamos mais
“na carne”, no entanto, temos sempre a carne presente em nós e, desta forma corremos
risco, ao pensar que fazendo a obra de Deus, manifestamos atividades em nossa
vida cristã.
Vemos na casa deste rei, o primeiro
dos reis de Israel, a
carne posta a prova, e a carne sob as melhores aparências possíveis
(1 Samuel. 9), dispondo de todos os recursos que Deus deseja dar-lhe (1 Samuel
10) precisamente para mostrar que ela (a carne) é incapaz de responder ao seu pensamento
e de cumprir a sua obra. Isto não é uma questão de qualidades naturais ou
morais, ou ainda, uma questão de recursos:
“o que é nascido da carne, é carne” e “o pensamento da carne é inimizade
contra Deus, porque não se submete à lei de Deus, porque nem mesmo pode estar”.
E “os que estão na carne não
podem agradar a Deus” (João 3:6: Rom. 8:7, 8). Que a meditação desta
parte da história de Saul, nos conduza, pois, a velar e a compreender melhor
que por uma atividade carnal, nunca faremos nada útil para a obra de Deus, e que
se formos por Deus, conduzidos a realizar alguma atividade na sua causa, nunca
esqueçamos que “os que são
de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e desejos".
Que vivamos e caminhemos dirigidos pelo Espírito (Gál. 5:24,
25), só assim poderemos servir ao Senhor produzindo fruto, qualquer
que seja o serviço, que Ele queira nos confiar.
1ª Samuel. 8 - 13 - Israel desejava um
rei.
1ª Samuel. 8-9 - Deus dá um rei: um juízo mesclado de graça.
1ª Samuel. 8-9 - Deus dá um rei: um juízo mesclado de graça.
Israel havia desejado um rei. Ao apresentarem
esta petição a Samuel, os anciãos do povo apresentaram dois motivos: “Vê, já estás velho, e teus filhos
não andam em teus caminhos” (1 Samuel 8:5). Será esta, na
verdade, uma razão para Israel fazer esta petição? A
verdade era que o povo queria um rei “como
todas as nações”, é o que dizem os anciãos de Israel a Samuel.
O que eles não disseram e o que, no
entanto, Samuel discerniu — porque não podiam encobrir nada diante de Jeová e
de seu profeta — é que haviam visto a Naás, rei dos filhos de Amon, vir contra eles
(1ª Samuel12:12). Faltando-lhes a fé preferiram ter um rei, em lugar de confiar
somente em Jeová, o único que podia livrá-lo; um socorro humano lhes parece muito
mais eficaz que o braço de Deus. Tal é a loucura do coração deste povo, a loucura
da carne, e isto é verdade tanto hoje como nos dias de Samuel. Deus irá dar-lhes
um rei, mas eis aqui o que disse o profeta Oséias, da parte de Jeová, a este povo
que havia buscado a salvação no braço da carne: ”a tua destruição, ó Israel vem de ti, e só de mim o
teu socorro. Onde, pois, está teu rei, para que te salve em todas as tuas cidades?
Onde estão teus juízes, sobre quem disseste: Dá-me um rei e príncipes?... Dei-te
um rei na minha ira, e o tirei no meu furor” (Oseias 13: 9 a 11).
Trezentos anos depois, através
do profeta Oseias, Jeová recorda a Israel a esta parte de sua história que nos é
mostrada nos capítulos 8 a 15 do primeiro livro de Samuel, e isto com a
finalidade de que respondam ao chamado tão comovedor de Oseias 14. O rei posto
por Jeová sobre Israel foi, então, um juízo sobre o povo com uma mescla de graça: “E um dia antes que Saul viesse, Jeová havia
revelado ao ouvido de Samuel, dizendo: Amanhã a esta mesma hora eu enviarei
a te um varão da terra de Benjamin, ao qual ungirás por príncipe sobre meu povo
Israel, e salvará o meu povo da mão dos filisteus; porque eu tenho olhado para
o meu povo, porquanto seu clamor tem chegado até mim (1 Samuel.
9:15 e16)(...Continua).
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