A PROVA DE ABRAÃO
Génesis
22.-
( A. C.
Gaebelein - "Annotated Bible" (Biblia con notas))
… Deus prova agora a Abraão. A fé verdadeira tem que ser provada; quando
as provas vêm sobre o crente isso é uma evidência de que há fé. Deus conhecia a
Abraão, e quando chegou o momento apropriado em sua vida, Deus lhe falou as palavras
mediante as quais ele iria ser provado. Qual foi essa prova! Tomar o filho
prometido, o amado, levá-lo e oferecer-lhe sobre um altar! A razão poderia ter dito,
“Deus me prometeu este filho, ele foi me dado pelo próprio poder de Deus, toda
minha esperança e expectativa se concentram nele”. Ou até, “Como pode Deus
pedir-me para matá-lo?” Mas a fé não questiona a Palavra de Deus, e não tem nenhum
“por quê?” para perguntar a Deus. Essa fé se manifestou em Abraão quando no
principio Deus lhe disse que saísse de sua terra, para uma terra que Ele lhe mostraria.
Ele saiu na fé e não sabia para onde ia. Mas Deus o levou à terra. Ele conhecia
a fidelidade de Deus. E agora, uma vez mais, Deus lhe pede que vá, à terra de
Moriá, a um monte desconhecido, e que tome o seu amado filho e o ofereça em
holocausto. Era todo seu coração realmente de Deus? Será que Abraão
verdadeiramente ama a Deus e depende dEle em supremo grau? Estará ele disposto
a separar-se do único filho e entregá-lo? Esta é a prova. O registro mostra que
não houve nem um momento de vacilação da parte de Abraão. Nenhuma palavra escapou
de seus lábios. A única resposta que ele deu a Deus foi levantar-se de
madrugada e imediatamente partir de viagem com Isaque.
Que palavra de fé quando ele disse aos seus servos: "Esperai aqui com
o jumento, e eu e o rapaz iremos até ali e havendo adorado, voltaremos para
vós"! Hebreus 11: 17-19 nos presenta o segredo disto.
E ambos iam juntos, e Isaque levando a lenha. Abraão pôs a lenha sobre ele.
Uma antiga exposição Hebraica de Gênesis parafraseia isto dizendo, “ele pôs
a lenha sobre ele em forma de uma cruz”. E Isaque questiona somente uma vez
perguntando pelo cordeiro. Ao que Abraão respondeu, "Deus proverá o cordeiro
para o holocausto, meu filho". E, eles seguem juntos, e Isaque não perguntou
mais nenhuma vez, 'como cordeiro foi levado ao matadouro'. Ele mesmo se deixa
atar sobre o altar. Ele tinha confiança absoluta em seu pai e está disposto a
ser morto por ele; não houve nenhuma resistência para ser livre. Ele obedece a
seu pai Abraão; obediente até a morte. O significado típico do acontecimento é
tão simples como
precioso. Isaque é um tipo do "Unigênito." Em Abraão contemplamos o
"Pai", o qual nem mesmo a Seu próprio Filho Unigénito poupou, mas,
antes o entregou por todos nós (Romanos 8:32 ). Mas que grande contraste! Deus entregou
o Filho do Seu amor, por um mundo pecador, rebelde. E quando a hora chegou e o Filho
estava cravado
sobre o madeiro, não houve nenhuma mão que refreasse. Ele, como cordeiro, foi levado ao matadouro e não abriu a
sua boca (Isaías 53); Ali o ouvimos clamar, "Deus meu, Deus meu, por que
me desamparaste?" (Mateus 27:46). A mão de Deus estava sobre Ele, e Ele, o
Santo, foi ferido por Deus. Este foi o cordeiro que Deus mesmo proveu, o "resgate"
(Mateus 20:28; Marcos 10:45; 1 Timóteo 2:6) que Ele falou, tipificado, desta
forma, pelo carneiro preso num sarçal. No Anjo de Jeová, Ele mesmo, esteve
presente sobre a cena, conhecendo tudo aquilo que Ele faria e padeceria, quando
o tempo designado chegasse. Quão maravilhosa é sua Palavra escrita! E nós fazemos
referência, nestas breves notas, somente a umas poucas destas prefigurações e
verdades reveladas neste capítulo. A atadura de Isaque sobre o altar e o ato de
ser tomado dele prefiguram a morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo.
"Jeová-Jiré", Jeová viu (ou Jeová
proverá) é o grande fundamento. Dessa provisão, o dom de seu Filho e sua obediência
até a morte, e morte de cruz, emana a grande redenção: Jeová-Ropheka (Êxodo
15:26), Jeová que te sara, em continuação. Depois segue Jeová-Nissi,
Jeová é minha bandeira, (vitória, Êxodo 17);Jeová-Shalom, Jeová [envia]
a paz (Juízes 6:24); Jeová-RoI, Jeová é meu pastor (Salmo
23:1); Jeová-Zidkenu, Jeová justiça nossa (Jeremias 23: 5,
6); Jeová-Shamma, O Senhor está ali (Ezequiel 48:35).
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