sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A PROVA DE ABRAÃO

A PROVA DE ABRAÃO


Génesis 22.-

( A. C. Gaebelein - "Annotated Bible" (Biblia con notas))


… Deus prova agora a Abraão. A fé verdadeira tem que ser provada; quando as provas vêm sobre o crente isso é uma evidência de que há fé. Deus conhecia a Abraão, e quando chegou o momento apropriado em sua vida, Deus lhe falou as palavras mediante as quais ele iria ser provado. Qual foi essa prova! Tomar o filho prometido, o amado, levá-lo e oferecer-lhe sobre um altar! A razão poderia ter dito, “Deus me prometeu este filho, ele foi me dado pelo próprio poder de Deus, toda minha esperança e expectativa se concentram nele”. Ou até, “Como pode Deus pedir-me para matá-lo?” Mas a fé não questiona a Palavra de Deus, e não tem nenhum “por quê?” para perguntar a Deus. Essa fé se manifestou em Abraão quando no principio Deus lhe disse que saísse de sua terra, para uma terra que Ele lhe mostraria. Ele saiu na fé e não sabia para onde ia. Mas Deus o levou à terra. Ele conhecia a fidelidade de Deus. E agora, uma vez mais, Deus lhe pede que vá, à terra de Moriá, a um monte desconhecido, e que tome o seu amado filho e o ofereça em holocausto. Era todo seu coração realmente de Deus? Será que Abraão verdadeiramente ama a Deus e depende dEle em supremo grau? Estará ele disposto a separar-se do único filho e entregá-lo? Esta é a prova. O registro mostra que não houve nem um momento de vacilação da parte de Abraão. Nenhuma palavra escapou de seus lábios. A única resposta que ele deu a Deus foi levantar-se de madrugada e imediatamente partir de viagem com Isaque.

Que palavra de fé quando ele disse aos seus servos: "Esperai aqui com o jumento, e eu e o rapaz iremos até ali e havendo adorado, voltaremos para vós"! Hebreus 11: 17-19 nos presenta o segredo disto.

E ambos iam juntos, e Isaque levando a lenha. Abraão pôs a lenha sobre ele. Uma antiga exposição Hebraica de Gênesis parafraseia isto dizendo, “ele pôs a lenha sobre ele em forma de uma cruz”. E Isaque questiona somente uma vez perguntando pelo cordeiro. Ao que Abraão respondeu, "Deus proverá o cordeiro para o holocausto, meu filho". E, eles seguem juntos, e Isaque não perguntou mais nenhuma vez, 'como cordeiro foi levado ao matadouro'. Ele mesmo se deixa atar sobre o altar. Ele tinha confiança absoluta em seu pai e está disposto a ser morto por ele; não houve nenhuma resistência para ser livre. Ele obedece a seu pai Abraão; obediente até a morte. O significado típico do acontecimento é tão simples como precioso. Isaque é um tipo do "Unigênito." Em Abraão contemplamos o "Pai", o qual nem mesmo a Seu próprio Filho Unigénito poupou, mas, antes o entregou por todos nós (Romanos 8:32 ). Mas que grande contraste! Deus entregou o Filho do Seu amor, por um mundo pecador, rebelde. E quando a hora chegou e o Filho estava cravado sobre o madeiro, não houve nenhuma mão que refreasse. Ele, como cordeiro, foi levado ao matadouro e não abriu a sua boca (Isaías 53); Ali o ouvimos clamar, "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27:46). A mão de Deus estava sobre Ele, e Ele, o Santo, foi ferido por Deus. Este foi o cordeiro que Deus mesmo proveu, o "resgate" (Mateus 20:28; Marcos 10:45; 1 Timóteo 2:6) que Ele falou, tipificado, desta forma, pelo carneiro preso num sarçal. No Anjo de Jeová, Ele mesmo, esteve presente sobre a cena, conhecendo tudo aquilo que Ele faria e padeceria, quando o tempo designado chegasse. Quão maravilhosa é sua Palavra escrita! E nós fazemos referência, nestas breves notas, somente a umas poucas destas prefigurações e verdades reveladas neste capítulo. A atadura de Isaque sobre o altar e o ato de ser tomado dele prefiguram a morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

"Jeová-Jiré", Jeová viu (ou Jeová proverá) é o grande fundamento. Dessa provisão, o dom de seu Filho e sua obediência até a morte, e morte de cruz, emana a grande redenção: Jeová-Ropheka (Êxodo 15:26), Jeová que te sara, em continuação. Depois segue Jeová-Nissi, Jeová é minha bandeira, (vitória, Êxodo 17);Jeová-Shalom, Jeová [envia] a paz (Juízes 6:24); Jeová-RoI, Jeová é meu pastor (Salmo 23:1); Jeová-Zidkenu, Jeová justiça nossa (Jeremias 23: 5, 6); Jeová-Shamma, O Senhor está ali (Ezequiel 48:35).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será assim um dia.

Acontecimentos no livro de Apocalipse. "Depois disso Eu olhei, e, contemplei uma porta aberta no paraíso: e a primeira voz que ouvi era...