domingo, 19 de junho de 2016

A MESA DO SENHOR

Estrato de uma carta

C. H. Mackintosh




No que diz respeito à recepção a mesa do Senhor, devemos recordar que o assunto tem dois lados: um divino e outro humano. Quanto ao lado divino, todo membro do corpo de Cristo tem um lugar à mesa do Senhor; mas quanto ao lado humano, devemos ter em conta que a condição das coisas atuais não são as que vemos no capítulo 2 de Atos, mas na segunda epístola a Timóteo. No capítulo 2 de Atos, “o Senhor acrescentava cada dia à igreja os que iam sendo salvos” (v. 47). Aqui tudo era claro e inequívoco. Mas na segunda epístola a Timóteo, temos  a “casa grande”, “vasos para desonra”, profissão falsa, todo tipo de erros, males e dificuldades. Por isso, se queremos ser “úteis ao Senhor”, devemos purificar-nos dos vasos para desonra, fugir das paixões da mocidade, apartar-nos dos falsos professantes. Tudo isto requer um constante exercício de coração e de consciência, assim como também a maior vigilância e cuidados possíveis quanto à recepção à mesa do Senhor.

Ultimamente tenho estudado 1 Coríntios 11. Havia cismas na igreja de Corinto, e o apóstolo diz: “Porque é necessário que haja dissensões entre vós [lit.: heresias], para que os aprovados entre vós sejam manifestos” (v. 19). O apóstolo não diz: “para que se manifestem entre vós os que são cristãos”. Creio que os aprovados estavam em contraste com os hereges ou sectários, isto é, com aqueles que buscam fazer sua própria vontade. O significado da palavra heresia é precisamente a vontade própria, a qual é a raiz do cisma. Por isso diz: “Prove-se cada um a si mesmo, e assim coma” (v. 28). Não diz examine-se[1], mas prove-se — a mesma palavra que aparece no v. 19. Não diz: “Que seja cristão, e então coma”.

Quando as dissenções ou a vontade própria atuam, e como resultado aparecem os cismas, devemos provar-nos a nós mesmos quanto a nossa condição moral e espiritual, e tomar assim nosso lugar à mesa do Senhor, onde o principal não é os nossos direitos ou privilégios nem os de outro, mas unicamente os direitos de Cristo, como Cabeça da Igreja.

Nunca, pela graça de Deus, poderemos aceitar nenhum outro fundamento de comunhão que não seja a gloriosa verdade declarada em Efésios 4: Há “um corpo”. A mesa do Senhor não é um lugar para elogiar as pessoas, nem para demonstração da nossa grande liberalidade, da nossa capacidade de visão ou de nossa universalidade de espírito. Não! É um lugar onde os direitos do Senhor Jesus Cristo devem ser guardados; onde a verdade, a santidade e a justiça prática são os traços predominantes.

1 Coríntios 9 requer nossa mais cuidadosa consideração, sobretudo no que ensina com respeito às dissenções ou heresias. O conceito tradicional em torno do vocábulo heresia é falsa doutrina. Na historia da Igreja, um herege é aquele que ensina algo contrário à fé ortodoxa. Mas o verdadeiro significado da palavra heresia é vontade própria, obstinação; e sempre que a vontade de alguém atua, seu efeito direto é produzir uma seita ou cisma na Igreja. Pode ser quanto a um assunto de doutrina ou quanto a um assunto de prática, mas qualquer que seja o assunto a que se refira, o efeito da vontade própria é sempre divisão. O homem não tem direito a exercer sua vontade na Igreja de Deus; se faz, é um herege, e o fruto da sua obra será um cisma na Igreja.

Pois bem, devemos recordar que a epístola aos Coríntios não foi dirigida somente a uma igreja local, mas a “todos os que em qualquer lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 1:2). Por isso se aplica a nós e, em consequência disto, é mister que consideremos esta importante questão da vontade própria, e ver até que ponto estamos “provando-nos” a nós mesmos no meio das seitas e os cismas da cristandade.



[1] N do Editor - Segundo o dicionário da língua portuguesa há uma diferença entre os verbos examinar e provar. Examinar é: Fazer exame, considerar, investigar, analisar de modo atento, verificar aptidão ou capacidade, interrogar; enquanto, que,  provar significa: Demonstrar a verdade, a realidade, a autenticidade. Patentear, tornar evidente, fazer conhecer, testemunhar.

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