quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Evangelho

 

O Evangelho.

Rom. 1:1-7.

Rom 1:1 PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.

Rom 1:2 O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,

Rom 1:3 Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,

Rom 1:4 Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,

Rom 1:5 Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome,

Rom 1:6 Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.

Rom 1:7 A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

        1Ti 1:11 Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado.

 

 

96 ocorrências.

1 vez Mat. 4:23:

Mt 4:23 E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o Evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”

última vez em Apoc 14:6:

 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.”

Gl 3:8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.

Rm 3:20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Gl 2:16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

O que é o evangelho?

Podemos responder esta pergunta de uma maneira bem simples. O evangelho são as boas novas do amor de Deus para a salvação do pecador, de todo aquele que crê no Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador. A palavra evangelho não é uma palavra portuguesa; é uma palavra grega  (Eúayyélion) que foi transliterada para nossa língua e significa BOAS NOVAS, EVANGELHO. “Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas” (Rom. 10:15).


    Isa_52:7 "Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas     novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do     que diz a Sião: O teu Deus reina!"

 

    Naum_1:15 "Eis sobre os montes os pés do que traz as boas novas, do que        anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o     ímpio não tornará mais a passar por ti; ele é inteiramente exterminado."

 

 

Qual a razão de ser do evangelho?

 A razão do evangelho advém da minha situação diante de Deus. Deus é santo, eu sou pecador e a bíblia afirma que os meus pecados me separam de Deus (Isa 59:2). Deus não criou o homem para que ele vivesse separado Dele. Diz a bíblia que Deus criou o homem para sua glória (Isa 43:7); seu plano na criação era ter uma constante comunhão com o homem que criou. Isto é demonstrado no jardim do Éden, mesmo após o homem ter desobedecido ao mandamento de Deus. Gênesis 3:8 e 9 diz: “E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” O evangelho vem por isto em relevo diante da humanidade, esta é a sua razão principal.

 

Qual a função do evangelho, diante de tal situação?

A função do evangelho é exatamente comunicar-me o meu estado, para em conexão com ele, me mostrar também o que Deus fez em Cristo para me libertar deste estado de ruina e perdição em que me encontro. O evangelho é incisivo, ele me diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rom. 3:23). Diz-me também que estou morto em delitos e pecados (Efe. 2:1); diz-me que meus pecados me separam de Deus (Isa 59:2). Sua mensagem é tão abrangente que coloca diante de nós todos os fundamentos da relação entre o Criador e a criatura desde a criação. Desde Genesis até ao Apocalipse comunica-nos os princípios desta relação, determinando os detalhes que a norteia, sem omitir nenhuma regra de conduta, estabelecendo os parâmetros da sua continuidade. Assim, lemos em Genesis 2:16 e17:“ E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Em Romanos 5:12 temos esta triste realidade: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. Isto é Inquestionável! A existência de cemitérios, hospitais e muitas outras coisas no mundo, são provas incontestáveis daquilo que é afirmado no evangelho. Não há meios de negar esta realidade: “O salário do pecado é a morte” (Rom. 6:23).

Mas, é só esta a função do evangelho?

  Graças a Deus que não. O evangelho começa do lugar em que estou “PERDIDO”; e do centro da minha ruina “SEPARADO DE DEUS”, para mostrar-me o quanto Deus me ama e me quer bem. Ele (o evangelho) não esconde o meu estado, pelo contrario, coloca-o na plena luz da presença do Deus Santo, para me mostrar o que Deus, em amor, fez por mim na Bendita Pessoa do Senhor Jesus Cristo, para me salvar da perdição eterna, à qual os meus pecados me destinava. Assim onde leio: “O salario do pecado é a morte” leio também em continuação: “O dom gratuito de Deus é a vida eterna por Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rom. 6:23). Onde leio: “Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”, leio também: “Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor” ( Rom 7:24,25). É esta a função do precioso evangelho da graça de Deus, comunicar vida onde há falta dela e mostrar que somente existe vida no Senhor Jesus, Aquele que disse: Eu sou a vida (João 14:6), e do qual Pedro disse: “Matastes o autor da vida” ( Atos 3:15); e, ainda, João escreveu: “Nele estava a vida” ( João 1:4). É no evangelho que encontro esta mensagem preciosa: “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores(I Tim. 1:15). É também no evangelho que descubro o amor de Deus. João escreveu as próprias palavras do Senhor Jesus sobre este amor: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo. 3:16). Na epístola aos Romanos 5;8 o apóstolo Paulo escreveu: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”; e aos coríntios fez uma sublime declaração daquilo que enchia seu coração, agora alcançado por este mesmo amor; diz o referido apóstolo: “O amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim” (2 Coríntios 5:14).

 

Prezado leitor destas linhas, você não foi e não é tratado de forma diferente. Deus ama você, Deus te quer salvar da perdição eterna. Observe o que  Paulo e Pedro, apóstolos escreveram a este respeito. Escreveu Paulo a Timóteo: “Deus nosso Salvador, quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade (1 Tim. 2:3, 4). E Pedro não escreveu de forma diferente, disse ele: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se (2 Pe 3:9).

Eu, você, toda humanidade, fomos amados por Deus em igualdade de condições, e com o mesmo propósito. Ele não quer que nós vamos para a perdição. Mas em terminar estas considerações,

preciso enfatizar nossa responsabilidade diante de tal amor incondicional. Se Deus não quer que nenhum se perca, é porque existe a perdição. O evangelho apresenta o amor de Deus e o caminho aberto por este amor para a salvação de todo aquele que crê, como foi transcrito de João 3:16. Em João 14:6, o Senhor Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Toda humanidade também está incluída neste “NINGUÉM”.

Só há uma forma de salvar-se da perdição e ela é o Senhor Jesus. Ninguém pode fazer isto por mim ou por ti; isto é pessoal. Eu e você individualmente, pessoalmente, temos que confessar nossa culpa a Deus e fazer a profissão de que a partir de então o Senhor Jesus é o nosso Senhor e Salvador. Romanos 10:9 nos ensina isto de maneira simples e prática: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.

Que Deus possa usar estas fracas ponderações para levar você ao Senhor Jesus e, que indo a Ele, possa encontrar nele a paz que excede todo entendimento, conhecendo-o e confessando-o como teu Senhor e Salvador. Amém!

 

                                                                  J. B. C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Páscoa

A Páscoa (Êx. 12:1-14).   “E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos mese...