domingo, 26 de abril de 2020

Eu e o mundo


Eu e o Mundo.

Hoje eu tenho um assunto para levar aos irmãos, que sei que não soará como uma melodia suave, será um pouco áspero, mas é uma mensagem de Deus e espero que seja assim recebida. Por ser uma mensagem de Deus, ela terá da minha parte todo amor, todo carinho, toda consideração pelos queridos e amados irmãos. Penso que seria uma covardia a omissão de tais fatos, uma vez que eles nos revelam aquilo que contemplamos em dias que são prefigurados, na palavra de Deus, pela carta escrita à igreja de Laodicéia, Apocalipse 3:14-22. Então, é baseado nestes conceitos que vou escrever o assunto seguinte e as passagens que as sustentam serão reproduzidas abaixo.


Em escrever tal assunto sinto-me constrangido em fazer tal abordagem, mas ele tem dominado meus pensamentos nestes dias e por isso sinto a responsabilidade, diante de Deus, de reproduzi-lo para os irmãos, portanto, todo leitor o julgue à luz da palavra de Deus e na sua santa presença.


Nossas citações são do evangelho de João, da epistola a Tiago, do livro de Jó e da primeira epistola de João, inicialmente. O Senhor Jesus e eles disseram:


Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor... Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade” (Jo. 15:18 – 20ª; 17:14 - 19).



Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce... Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” (Tia. 3:11 e 12; 4:4, 5).



Quem do imundo tirará o puro? Ninguém (Jó 14:4).



Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus  permanece para sempre” (1 Jo. 2:15 – 17).



Há muitas outras escrituras que poderiam fazer parte deste tratado, no entanto, penso que estas são suficientes para aqueles que desejam andar na verdade e produzir alegria, como João escreveu em sua terceira carta verso 4. 



Não pretendo alongar este tratado devido a sua complexidade e objetivo, pois, tratar dos assuntos de Deus em muitos sentidos requer firmeza, exemplo e dedicação; com isto não estou afirmando que eu seja tudo isto, entretanto, o temor do Senhor deve ser característico da vida de todos nós, e é apontado pelas próprias escrituras como o principio da sabedoria ou como Jó incisivamente escreveu, referindo-o como palavras do próprio Deus: “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência” (Jó. 28:28).



Pois, bem, a minha geração tem contemplado uma mudança nos modos e costumes desta vida que é tremendamente alarmante. Nos dias em que fui criança, jovem, (e você ironicamente até pode pensar na idade da pedra) ser crente no Senhor Jesus estava cercado de limites e extremos que diferenciavam aquela geração de todos os demais. A diferença de procedimentos e costumes permitiam ao próprio mundo vigiar e mesmo censurar aqueles que professavam a fé do evangelho, em nosso Senhor Jesus Cristo.



Em Deuteronômio 27:17 temos uma orientação dada pelo Senhor quanto à herança do povo de Israel, que bem pode ser aplicada aqui neste tratado. Disse o Senhor naquele então: “Maldito aquele que remover os limites do seu próximo”. As escrituras estão repletas de limites e as coisas que cercam as nossas vidas são a base deles. Os textos que reproduzimos acima dito pelo Senhor, pelos apóstolos e por Jó são reproduções de limites que se estendem diante de nós. Podemos lembrar também daquele sublime questionamento que o apóstolo Paulo fez aos coríntios em 1 Cor. 6:19: “NÃO SABEIS... QUE NÃO SOIS DE VÓS MESMOS”?



A materialização das coisas espirituais é um dano irreparável na vida de muitas pessoas e nas nossas próprias. Quantos nós conhecemos que começaram maravilhosamente bem, e hoje estão muito piores do que eram antes, e às vezes perguntamos: por que é assim? Se analisarmos cada caso isoladamente, veremos que em muitos casos, a associação com o mundo e a flexibilização dos princípios espirituais levaram muitos a estas condições. Nunca paramos para considerar a nossa parte nestes acontecimentos; nunca paramos para checar se temos ou não alguma culpa nestas ocorrências; se as agregações que fazemos tem a ver com este estado.



A bíblia nos ensina a examinar tudo e reter o que é bom, e abster de toda aparência do mal (1 Tes. 5: 21,22). Precisamos entender que quando baixamos o padrão do Senhor, criamos um vírus que irá contaminar a muitos. Estamos vivendo em dias em que a pandemia está assustando ao mundo, mas não temos a mesma visão de como o mundanismo está afetando a igreja. O retrato traçado pelo Senhor na carta a Laodicéia está se consolidando e nós nem percebemos a nossa participação ativa em sua concretização.



Nestes dias, por exemplo, vi algo nunca antes imaginável. Há poucos dias um pregador sugeriu em nossa reunião que os irmãos assistissem a um determinado filme. Fiquei estarrecido com tal sugestão. Onde poderia eu conceber que iriamos chegar a tal ponto! Quando as produções de Hollywood, de Canes ou de qualquer outro destes lugares podem ser uteis ou instruir o povo de Deus? Recorramos a Tiago para responder para nós:



   Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce” (Tia 3:11,12).



Meus queridos irmãos se isto não é o mundo, pergunto: Onde ele está então? Meus irmãos onde chegamos? Não há nenhum estúdio de produção instalado no mundo, nenhum campo da chamada arte ou cultura do mundo, que possa trazer algo para um salvo pela graça de Deus. Eles tem procurado por todos os modos e meios denegrir, difamar, por mácula na vida, na obra e na Pessoa do nosso Salvador. São instrumentos do diabo e como podem produzir para nós algo instrutivo e de valor? Impossível! Lembremo-nos da orientação do próprio Senhor: “se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino” (Mat. 12:26)?



Por isso, meus queridos irmãos, é de suma importância atentamos para o questionamento de Jó nas palavras reproduzidas acima: “Quem do imundo tirará o puro? Impossível! O mundo como disse o Senhor Jesus, palavras que transcrevemos no inicio deste artigo, é um lugar que nos odeia, odiou a Ele primeiro. Sua oração sacerdotal é para que sejamos guardados do mal que há no mundo. Pediu para sermos santificados na verdade e afirmou que Ele mesmo se santificava a si próprio para que nós fossemos santificados na verdade.



Você pode sim preencher o seu tempo com as produções de Hollywood e de outros, você pode enriquecer seu intelecto, você pode distrair, e muito mais; no entanto, você não pode com estes alimentos enriquecer seu coração e sua vida espiritual. Lembre-se da solene advertência de Paulo aos coríntios. Diz ele: “E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei” (2 Cor. 6:15-17).



Acima mencionei a minha geração e seus costumes. Com isto não quis e nem quero apresentá-la como o modelo das demais gerações. Em todo reino espiritual existe apenas um modelo e ele é o Senhor Jesus. Mas a bíblia nos exorta a imitar nossos guias, quando a fé deles serve de exemplo para nós (Heb, 13:7,17). Por esta razão trago aquela geração à memória. Se você os tivesse conhecidos veria que eram homens simples, analfabetos, humildes, e cheios de defeitos como os outros também; mas eles tinham algo que até hoje me chama muito a minha atenção. Eles tinham zelo pelo Senhor, como Elias (1 Reis 19:10,14), eles velavam pela sua santidade e por isso velavam pelos irmãos.



Naquele tempo um irmão não podia (se quisesse participar da mesa do Senhor) ter identificação com nada que o desligasse do Senhor. Citamos acima os ídolos (e neste conceito que vou apresentar a seguir, talvez você possa discordar de mim, entretanto, não terás no futuro como discordar do Senhor) e para aqueles irmãos futebol (por exemplo) era um ídolo, assim como é para mi também; então um irmão que tivesse qualquer associação com futebol não tinha privilégio algum naquela comunhão de irmãos.



Podámos citar muitas outras coisas, mas, por enquanto, vou encerrar as minhas considerações, pois se fossemos mencionar uma por uma iriamos necessitar de muito espaço para descrevê-las. Nós estamos ignorando a grande realidade de que estamos no mundo, e que o lugar onde fazemos a nossa sementeira e colheita é neste mundo, o qual a bíblia descreve que jaz no maligno. Somos descritos na bíblia como peregrinos e forasteiros, mas na verdade isto virou apenas teoria e na realidade temos perdido a noção disto.



Faz muito tempo que li uma história de um irmão que repudiava o mundo e por isto não queria adquirir certos equipamentos disponíveis à venda tais, por exemplo, como televisão. Mas depois de muita insistência por parte de familiares ele foi convencido de que deveria comprar uma para eles; então ele foi a uma loja comprar uma televisão e quando o vendedor a ligou para mostra a ele a imagem, a primeira frase que apareceu na tela foi: “O MUNDO EM SUA CASA”. Isto quebrantou seu coração e estas palavras o fizeram desistir da aquisição naquele momento.



Meus queridos e amados irmãos, não é meu propósito infiltrar na intimidade da sua vida, do seu lar, daquilo que você gosta. Nem é meu proposito elaborar um manual de conduta para nós. Estou apenas usando as escrituras para contrastar o que nós deixamos transparecer em conversas, em mídias sociais, escritos, etc. O Senhor é o juiz de todos nós, diz o escritor aos Hebreus que: “O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Heb. 10:30,31).



Finalizando, quero sintetizar as palavras do apostolo João, o qual foi conhecido como o apóstolo do amor: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus  permanece para sempre”.



Que estas palavras tenha em minha vida e em sua vida o peso real que elas proporcionam. Que elas também sejam para mim e você como disse Jó “uma vereda que a ave de rapina a ignora, e não a viram os olhos da gralha”. Que sejam também agradáveis ao nosso paladar, pois, se assim for, seremos “luzeiros no mundo”, como foram aqueles que nos falaram a palavra de Deus. Pedro escreveu que “temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações” (2 Pe. 1:19).



Deus seja louvado! Amém!

JCarneiro.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Páscoa

A Páscoa (Êx. 12:1-14).   “E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos mese...